Ecossistemas para inovação

San_Francisco_Bay_aerial_view

No passado, as empresas possuíam vantagem competitiva apenas pelas pessoas que controlavam, recursos e dinheiro. Porém o jogo mudou. Riqueza, hoje, é criado pela confiança baseadas em redes que aceleram a inovação, empreendedorismo e criatividade.

Essas redes exigem um ecossistema com um novo conjunto de regras. Você deve aprender o novo jogo para competir.

Vale do Silício por exemplo prospera porque seu ecossistema é como uma floresta tropical: um ambiente fértil que promove o ciclo de invenção e reinvenção. Ecossistemas não são acidentes, pois eles podem ser fomentados.

Off the gridPor exemplo, tive a oportunidade de conhecer o HUB bay area em São Francisco e ficou muito claro que seu papel naquela região fora fomentado por um pequeno grupo interessados em estimular o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação na região. Além de ideias tradicionais para estimular o empreendedorismo, o HUB bay area colabora na articulação do Off the Grid que é um espetáculo de alimentos móvel – trazendo uma comida deliciosa, artesanato, música e alma em caminhões. As quartas e sextas das 11:00 às 14:00 próximo a HUB bay area cerca de 6 caminhões aparecem em meio a cidade para oferecer alimentos gourmet como você nunca viu, em um só lugar. Outros locais também recebem seus caminhões de alimentos gourmet.

Um outro projeto que tive contato recentemente foi o 5M Project. O projeto 5M tem por objetivo estimular o desenvolvimento criativo no centro de São Francisco que catalisa ideias inovadoras que constroem a economia e fortalecem a comunidade. É um projeto que utiliza a necessidade coletiva de inovação para estimular recursos compartilhados e idéias através das fronteiras tradicionais. Onde os artistas, makers, estudantes, empresários, changemakers, cozinheiros locais, e tecnologia estão se unindo dia e noite.5m project

Nos últimos dois anos, montaram e conectaram mais de 2.000 organizações criativas ligados a 5M através de parceiras: TechShop, Hub, SoMa Central, SFMade, Off the Grid e SOCAP, entre outros. Juntos com estes parceiros transformam propriedades subutilizada em lugares vibrantes para a comunidade e extremamente inovadores.

Para aqueles que buscam inovar nas empresas, pensar no ecossistema que sua empresa está inserida é fundamental para o sucesso da companhia. Não basta mais olhar seu projeto, produto ou modelo de negócio sem considerar o ecossistema. Você deve estar se perguntando o que um espaço coworking tem haver com caminhões de alimentos gourmet ou com um projeto que visa desenvolver a comunidade por meio de conexões não tradicionais? E eu respondo, tudo! Precisamos pensar nossos projetos e empresas em uma rede que pode ser fomentada e estimulada onde todos podem se beneficiar. Não basta mais olhar para o próprio umbigo e achar que irá conquistar o mercado apenas com um produto inovador. Precisamos criar novos ecossistemas para inovação! Conexões ainda não geradas, possibilidades de interações ainda não articuladas e a organização de eventos onde ideias colidem umas com as outras pode ser a saída para muitos desafios que enfrentamos em nosso dia a dia. Precisamos desbloquear o potencial humano para criarmos no futuro essa prosperidade sustentável. Em breve mais pensamentos e reflexões sobre ecossistemas para inovação.

 

Ricardo Ruffo

02/04/2013

São Francisco, CA

 

Share This Post
ricardoruffo (have 3 posts in total)

Popular

Related by categories

Related by tags

Comments

*

No comments yet.