Amor e Poder

“O poder sem o amor é imprudente e abusivo, e o amor sem o poder é sentimental e anêmico […] É exatamente esse conflito entre o poder imoral e a imoralidade sem poder que constitui a maior crise de nosso planeta”.

Martin Luther King

amor e odio

Muitas vezes me coloco a pensar sobre o que está passando pelo mundo, as relações entre as pessoas, como interagem, de que forma encaram e como estão vivendo . Obviamente isso me leva a pensar da mesma maneira nas cidades, seus governos, no trabalho, nas comunidades, na esfera nacional, nas relações internacionais, e claro, nas empresas.

Apesar da difícil auto-reflexão, tornou-se um exercício muito interessante para compreender o papel que temos em nossa sociedade e como queremos prosperar com ela. Esse pensamento me lembra o belo livro de Adam Kahane – Poder & Amor, que discute de forma integrada a relação entre poder e amor. Em seu livro, Kahane aponta as formas mais comuns com que tentamos enfrentar nossos desafios sociais, e cita, comumente que tratamos de formas extremas: guerra agressiva ou paz submissa. Tenho que concordar com ele, pois (more…)